Como sobreviver à tempestade

Trabalhar na tempestade é difícil e ser o capitão do navio mais ainda. Recebeu muita formação sobre adaptação às mudanças, transformação digital e ambientes VUCA, mas não treinou o suficiente.

Está a sociedade preparada para uma mudança tão repentina?

Não há guru que o tenha previsto, como acontecera noutras crises.

Os efeitos da globalização acontecem a uma velocidade exponencial potenciado, ainda mais, com as redes sociais.

Conta com toda a tripulação: somente com sua equipa vai chegar a um destino e somente com ele você saberá como começar do zero

Não importa se é chefe ou trabalha num supermercado, qualquer outra profissão ou se procura emprego. A COVID 19 contaminou tudo, sua maneira de ser e estar no mundo.

  • COVID 19 traz-nos o inesperado, faz-nos recuperar o gene da paixão e é o melhor inseticida contra o tédio.
  • COVID 19 destruiu mapas de navegação, e assim terá que se desenhar novas estratégias. Conta com toda a tripulação: somente com sua equipa vai chegar a um destino e somente com ele saberá como começar do zero. Apague a máxima “isso sempre foi feito assim”.
  • COVID 19 desperta a cooperação, a colaboração. Não critique. As críticas causam uma substância que faz com que todos os funcionários se dececionem. A generosidade, precisa de ser sempre maior, mas não vence no curto prazo. Já ser uma pessoa boa pessoa, a médio e longo prazo, é ocorrecto.
  • COVID 19 derrubou sua forma de liderança. Por isso, precisamos de heróis, com coragem e que não tenham medo de perder batalhas.
  • COVID 19 exigirá que exponha a sua comunicação nas das redes sociais. É o novo “circo” e, se não treinou sua impressão digital, prepare-se. Seu discurso digital tem um impacto dentro e fora da empresa, para todos e em tempo real. Na tempestade, a informação das marcas perde-se, é preciso o seu discurso, de perto e claro, que mostre que como líder, também está na batalha, não apenas atrás ou acima.
  • COVID 19 requer um exercício de responsabilidade e comprometimento de todas as partes interessadas: acionistas, empresas, funcionários e clientes.
  • COVID19  provocaráa suspensão dos nossos sonhos. Não deixe que isso aconteça. Quando passar a tempestade vai precisar de estar preparado. Agora tem tempo para treinar.

undefinedPOR: Pilar Llácer, Executive Career Advisor de EAE. Speaker. Filósofa. Autora de ‘Te van a despedir y lo sabes’.

Link para o artigo original: http://www.apd.pt/como-sobreviver-a-tempestade-pilar-llacer/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s